Dia a dia com Landell

Foram alguns meses de muita leitura e contato direto com pessoas que pesquisam a vida e a obra do Padre Roberto Landell de Moura. A idéia surgiu em uma conversa com a professora de Radiojornalismo, Daniela Ota, hoje coordenadora do curso de Jornalismo da UFMS. No início, tive o apoio da colega Suzana Cabral Machado, mas infelizmente ela precisou se ausentar do projeto e eu tive de seguir sozinho. Dali em diante, os depoimentos ora se complementavam, ora se contradiziam, mostrando que o objeto de estudo, além de fascinante, é complexo.

Selecionar os melhores trechos das entrevistas para a produção de um radiodocumentário de 20 minutos não foi tarefa fácil. Por esse motivo, resolvi disponibilizar na Internet as entrevistas na íntegra. Contribuíram os radioamadores Ivan Dorneles Rodrigues e Alda S. Niemeyer, o jornalista Hamilton Almeida e o estudioso Luiz Netto. Destaque também para o radioamador Antonio Luiz de Oliveira, que gentilmente permitiu que seu poema fosse utilizado ao longo do documentário, além de Pedro Antunes, gaúcho que emprestou sua voz às frases do Padre Landell.


De uma união segura entre pesquisar, conversar com pessoas que conhecem o assunto, editar procurando impor algo que faltava em outros trabalhos, complementando-os, surgiu "Padre Landell, ciência e fé - um brasileiro à frente de seu tempo", um documentário radiofônico feito com responsabilidade, sede de justiça e todo meu coração.

Rafael Cogo
jornalista

0 comentários: